Eu percebo que nas novelas mexicanas o uso do recurso de figuração em festas, vilas e afins não é tão constante como no Brasil. Nossas cidades cenográficas dão show e elas precisam de vida.
Ainda que não reparemos tanto nesse povo muita gente vive disso. Desde o carro que passa à pipoqueira tudo é cenográfico.
Devido aos direitos de imaginem, mesmo quando não gravamos numa cidade cenográfica habitual e fecham uma rua normal de verdade para virar nosso set aquelas pessoas são todas figurantes. Nós passamos para lá e para cá desfocados, em uma calçada na outra e ninguém percebe! Em algumas cenas até multiplicam a gente na edição!
A FIGURAÇÃO NO OLHAR DE UMA FIGURANTE CARIOCA - Por Mábia Meyer:
O melhor de gravar não é só aparecer lá atrás, é entender e fazer parte do processo, ver a coisa nascer. Além disso, é ver o capítulo de forma completamente diferente, é identificar e conhecer os rostinhos dos amigos que aparecem! Tudo bem, a gente já sabe o que vai acontecer, mas mesmo assim é muito emocionante! É conviver com essas pessoas cheias de sonho todos os dias até mais do que com nossa família. Se o BBB fosse nos bastidores dos sets de gravação aí sim ia ter oq falar e com toda certeza ia ser lacre!
Não, eu não estou nessa foto de ilustração e isso foi de propósito, mas aí e todo dia na sua tv passam pessoas desconhecidas mas, batalhadoras que saem de casa cedo, que enfrentam o BRT e - ou o ônibus lotado ou que vão empurrando a bike ladeira acima, como no meu caso, tudo pra chegar na tal av. dos Bandeirantes e ainda andar até a portaria quatro (no caso do projac) ou atravessar mais da metade dessa mesma av. (no caso da Record) ou procurar como louco o tal do local da externa (no caso de filmes e outros).
E tem o sol carioca, vocês não sentem daí, mas a gente sentiu na hora e a cena que você vê nunca demora os trinta segundos que aparecem na novela ou no comercial, ás vezes demoraram dias. Eu disse dias mesmo você não leu errado. Tudo pra ficar perfeito! Isso quando a gente não vê o sol nascer numa gravação noturna. É gente que não tem medo de trabalhar e merece respeito!
Ainda digo mais, acho que pra mim como ser humano e como profissional foi muito importante vivenciar e entender esse processo! E isso é e vai continuar sendo todo dia!
Pq será que muitas pessoas pensam que figurar não é arte ou que ator é só aquele que tem fala? Ator é aquele que trabalha na área e leva o trabalho a sério que faz bonito e que faz dar vida na cena, ainda que não sejamos regularizados como profissão . Afinal de contas, o cinema não começou mudo? Hoje vejo a real importância e necessidade do nosso trabalho. Imagina um exército de bonecos? E mesmo que inventarem computação gráfica, o inesperado e a reação humana nunca serão superados!
Então fica uma reflexão para o dia: Não é vergonha ser figurante, vergonhoso é ser encostado e arrogante!!
Comentários