top of page
Gostou? Participe enviando seu artigo, matéria ou resenha para ser publicada aqui no nosso site!
Foto do escritorBruno Bemvindo Vieira

Brasil - O maior de todos!



É muito difícil pensar em Copa do Mundo sem pensar em Brasil, mesmo para quem não é brasileiro, pois é a única nação que participou de todas as Copas e é a que mais ganhou tal competição. Porém, fazem 16 anos que não ganhamos uma Copa e, principalmente, depois do 7 a 1 ficamos muito desacreditados do nosso futebol. Mas, será que poderemos ganhar em 2018?


A relação do Brasil começou ficar mais forte em 1950, antes disso fomos aos mundiais, porém o Brasil ainda caminhava no futebol e não fez boas campanhas. Entretanto, na Copa de 50 ao qual fomos sede a Nação empurrou a seleção e chegamos ao ultimo jogo no Maracanã precisando de apenas um empate para sermos campeões. Porém, o Uruguai tinha um time muito forte e acabou vencendo de 2 a 1 calando 200 mil pessoas (recorde mundial de publico em um jogo de futebol), em um episódio que ficou conhecido como Maracanaço.




Em 1950 batemos na trave mas, em 1958, o Brasil despontou como potencia do futebol, com a ajuda de um moleque de 17 anos (Pelé) e o Anjo das Pernas Tortas (Garrincha) ganhamos aquele mundial encantando o Mundo e dando no final uma goleada nos anfitriões a Suécia por 5 a 2.




Já em 1962 no Chile o Brasil chegou como favorito, porém logo no primeiro jogo perdeu seu maior craque Pelé. Mesmo assim, ainda tínhamos outro craque o Garrincha que jogou muito aquela Copa, ajudando o Brasil a se consagrar Bicampeão Mundial.




O tri campeonato veio no México em 1970 com o maior time de todos os tempos. O mundo ficou encantado com aquele futebol bem jogado e essa seleção ficou também conhecida como o time dos 5 camisas 10’s, pois haviam no time titular 5 jogadores que jogavam com a camisa 10 nos seus clubes, Gerson no São Paulo, Rivelino no Corinthians, Jairzinho no Botafogo, Tostão no Cruzeiro e Pelé no Santos. Esse time se consagrou campeão com uma goleada histórica contra a Itália por 4 a 1.




Então veio o jejum de 24 anos, ficamos muitos anos sem se quer chegar a uma final. Tivemos muitos times competitivos, como a seleção de 82 que é conhecida como umas das melhores de todos os tempos, porém não conseguimos conquistar a taça.


Esse jejum foi quebrado em 1994 com nos Estados Unidos, com uma seleção muito desacreditada, que fez péssima campanha nas eliminatórias. Porém, sobre a liderança de Dunga e a genialidade de Romário ganhamos a Copa! De maneira sofrida nos pênaltis contra Itália.



Em 1998 na França éramos os favoritos, o Ronaldo fenômeno estava no seu auge e Rivaldo fazia uma ótima copa do Mundo. Acontece que o Brasil perdeu a final para os donos da casa por 3 a 0 com um baile de Zidane e um convulsão do Ronaldo horas antes da final.



Ronaldo que ficou com a fama de amarelão por causa dessa Copa, provou seu valor em 2002 no Japão e na Coreia, vindo de duas cirurgias no joelho chegou ao Mundial desacreditado, porém deu a volta por cima e acabou sendo artilheiro desta Copa e ainda desequilibrando a final fazendo os dois gols contra a Alemanha, calando os críticos e enterrando de vez aquela fama de amarelão.



Então chegamos a atual seleção, que leva o peso de 16 anos sem títulos e com a maior vergonha que a seleção já teve que foi o 7 a 1 em casa pela Alemanha. Será que poderemos voltar a sonhar com o título?


A atual seleção tem como maior expoente o Neymar, porém com ótimos valores como o Coutinho e Gabriel Jesus. Para ser campeão terá que passar da primeira fase que enfrentará a difícil seleção Suíça que tem como principal virtude se defender. Irá enfrentar a Costa Rica que foi bastante aprofundada no texto já publicado e encerrará a primeira fase contra a Sérvia que tem o apelido de Brasil da Europa, por ter um futebol mais ofensivo e que assemelha ao brasileiro. O Brasil poderá fazer um bela campanha, mas para isso terá que exorcizar o fantasma do 7 a 1 e trazer para perto sua linda história vencedora dentro do Mundial.



3 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page