top of page
Gostou? Participe enviando seu artigo, matéria ou resenha para ser publicada aqui no nosso site!
Foto do escritorBruno Bemvindo Vieira

Do inferno ao céu, vamos Colômbia!

Atualizado: 6 de jul. de 2018


A Colômbia, a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90 começou a ser reconhecida como celeiro de grandes jogadores, entretanto ao chegar na Copa do Mundo não consegue fazer uma grande competição. Ainda sim, no mundial de 2014 eles já começaram a mudar esse parâmetro, fizeram a sua melhor campanha na história da Copa do Mundo e só foram eliminados pelo Brasil que jogava em casa e nos pênaltis. Em 2018 eles também ficaram barrados nos pênaltis, mas dessa vez nas mãos da Inglaterra?


Apesar da Colômbia historicamente ter tido times que jogaram bonito, o passado do futebol colombiano é bem triste, pois nos anos 80 o futebol no pais era financiado pelos carteis de droga. Infelizmente, com essa injeção de dinheiro o futebol colombiano cresceu bastante, os narcotraficantes usavam o futebol como uma maneira de demonstrar força, poder e carisma entre os torcedores.


Os times eram adotados e sustentados por narcotraficantes, como o Independiente de Medellín que era ligado ao cartel de Medelim e tinha Hector Mesa como seu maior investidor. Também podemos citar o sanguinário Gonzalo Rodríguez Gacha ‘The Mexican’, um dos sócios de Escobar no cartel de Medelín, que assassinou um dirigente e assumiu o comando do clube levando a equipe a conquistar o título colombiano. Para finalizar, temos ainda o Atletico Nacional time de Pablo Escobar que em 1989 ganhou a Libertadores da América. Além de investir muito dinheiro para montar o time campeão, Escobar ameaçava e comprava árbitros de futebol para ganhar as partidas.


Infelizmente, tal domínio de narcotraficantes no futebol colombiano teve seu capítulo mais triste na Copa do Mundo de 1994. A seleção chegou com muita moral tendo em seu histórico pré Copa do Mundo uma goleada de 5 a 0 na Argentina (vice campeã mundial na época) dentro da casa de los hermanos! Porém, a Colômbia teve uma péssima Copa do Mundo sendo eliminada na primeira fase. A eliminação da Copa teve como o grande vilão Andrés Escobar (ironicamente mesmo sobrenome de Pablo). Ele era de Medellín e foi capitão daquele Atletico Nacional anteriormente citado e na ocasião fez o gol contra na derrota de 2 a 1 para os Estado Unidos que gerou a eliminação da Colômbia. Andrés foi assassinado a tiro em seu carro dias depois que chegou do mundial. Investigações ligam a sua morte com o Cartel de Medellín que ficou insatisfeito com a eliminação no Mundial.


Entretanto e felizmente com um duro combate ao crime os Carteis foram desfeitos e o futebol de desvinculou dessas pessoas, sem o “investimento” dos narcotraficantes o que acarretou que o futebol entrasse em queda, tendo sua pior campanha em Copas em 1998 e não se classificando para competição em 2002, 2006 e 2010. Porém, o futebol Colombiano ressurgiu a partir de 2010, revelando ótimos jogadores como o grande atacante Falcão Garcia e James Rodríguez. Em 2014 fez sua melhor campanha em Copas do Mundo e em 2016 o Atletico Nacional voltou a ser campeão da Libertadores dessa vez muito merecido jogando um futebol muito bonito.


Internacionalmente o futebol colombiano apagou esse terrível histórico de ligação com os narcotraficantes, e no ano de 2016, o Atlético Nacional ganhou o coração de todos os brasileiros, com a linda atitude que teve com a Chapecoense. Na época o time brasileiro ia jogar a final da Copa Sulamericana contra o time colombiano e infelizmente na viagem para o primeiro jogo da final na Colômbia o avião do time brasileiro caiu, matando 71 das 77 pessoas que estavam no avião. Porém, no mesmo dia desse acidente o Atletico Nacional disse que a Chapecoense era campeão do torneio sulamericano e no dia que seria o jogo os Colombianos encheram o estádio da final e fizeram um lindo tributo as vitimas do acidente aéreo.


Por esse motivo, hoje o torcedor brasileiro e os fãs da Shakira tem um grande carinho pela Colômbia e tem a seleção colombiana com o segundo time na Copa do Mundo. E como dizem que o bem gera o bem, a Colômbia pegou um grupo muito fácil na primeira fase da copa de 2018 com Japão, Polônia e Senegal passando sem maiores problemas.


Não posso fazer um post sobre a Colômbia sem mencionar a Shakira! Ela tem uma ligação muito forte com o futebol e com Copa do Mundo, pois já cantou o tema da Copa de 2010 Waka Waka (This Time for Africa), música essa que é a mais marcantes na história da copa (quem lembra da musica cantada pela Claudia Leitte em 2014?) é casada com o zagueiro campeão da mundo pela Espanha em 2010 Gerard Piqué e, por ser natural de Barranquilla e grande torceadora do Junior de Barranquilla ela tem uma estátua em frente ao estádio de seu time de coração!


Tem como não torcer para Colômbia esse ano e todos os outros?


Vamos Colômbia!


15 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page