Algumas fãs brasileiras não gostaram muito de uma personagem que apareceu já agora na primeira semana de exibição da novela "Y manana será outro dia.... Mejor!!" do produtor Carlos Moreno e reclamaram no Twitter enquanto viam simultaniamente o capítulo em que ela apareceu. Uma velha conhecida nossa que também está no elenco é a Angélica Vale a que fez a Lety da versão mexicana A feia Mais Bela exibida no SBT, dentre outros sucessos.
O desconforto foi causado pela imagem que a personagem Paloma está passando do Brasil. Na história ela é sobrinha do protagonista, estava morando aqui e voltou para o México.
Interpretada pela atriz Rocio Padilla que foi miss e não estamos acostumados a ver a bonita nas telinhas. Como ela, outras também começaram nesse meio. Só para citar um exemplo temos a Jack Bracamontes também.
Mas ninguém reclamou da atuação dela não.
Deixa eu explicar!
Pode parecer bobeira mas, não é de hoje e não é novidade algumas associações do tipo no mundo das telinhas. Da mesma forma como nós sempre fazemos piada com Português ser burro, latinos serem enrolões e baiano preguiçoso. São esteriótipos. Pq toda loira tem que ser burra e o inteligente usar óculos?
Não justificando, mas essa é uma representação social, passada sem a gente perceber. Não de gênero mas, representação de uma parcela que não são todos. E algumas até injustas.
No caso da novela em questão, a personagem que veio do Brasil parece meio louquinha e sempre usa roupas curtas e com barriga de fora. Tem uma cena que a Vó da menina fala que lá não é carnaval.. Ou seja, BR é carnaval e roupa curta? - assim raciocinaram os espectadores da novela.
Em um outro momento, também a perguntam se foi isso que ela aprendeu no Brasil.
Infelizmente, é essa imagem que o gringo tem daqui e pudermos constatar em pequenas falas quando perguntam se a menina é assim por causa do Brasil e por aí vai.
Lembro que, na época de Central do Brasil o filme indicado ao Oscar também foi muito criticado por mostrar um Brasil miserável.
Acreditamos que a arte se usa desses artifícios (que nem sempre são justificáveis e que ninguém tem que aceitar) para fazer a livre expressão do seu ato artístico, mas nós seres pensantes e capazes de indagar o mundo temos grande capacidade (ou deveríamos ter) de saber separar o que serve ou não o que cabe ou não para nós.
O que está feito está feito, mas também podemos mostrar que não é bem assim e que o Brasil também é muito mais!
O que vocês acham disso tudo?
A novela ainda está no início e espero que essa primeira impressão fique esquecida. Ela conta com temas e tramas muito bons e promete muito. Falando a nível de especulações na internet a novela teve (tirando essa pequeno acontecimento que estamos comentando no post e que é apenas um detalhe) uma boa aceitação do público e fechou a minha e a boca de muita gente que temia que fosse parecida com A feia mais bela. E apesar de ter mesma ternura é bem diferente e tem suas particularidades.
**Bom, falei só um pouco da novela para então assim fechamos nosso raciocínio mas, não vou adiantar muito pois a novela em si é o assunto da Nat na coluna dela neste fim de semana aqui no site! Queremos saber agora a sua opinião!
Saber que mais pessoas tbm perceberam isso só reforça a ideia de que o autor errou mesmo a mão nessas cenas e que não é só impressão minha!!!!! Que os Mexicanos não fiquem com essa ideia de nós (como mts por aí tem) e que venham conhecer de verdade!!!!
Também achei isso ao assistir a novela. Como se todo nós usássemos esse tipo de roupa e sempre em ritmo de carnaval. Achei que a novela nos menosprezo fazendo menção a isso.