top of page
Gostou? Participe enviando seu artigo, matéria ou resenha para ser publicada aqui no nosso site!
Foto do escritorBruno Bemvindo Vieira

O calvário do Peru!



Após 36 anos o Peru voltou a se classificar para uma Copa do Mundo! A seleção que não tem uma história bonita na Copa, tem chance de se regenerar e escrever um novo e belo capítulo em Copas. Porém, o que parecia um sonho está se tornando um pesadelo com requintes de crueldades... Já vou explicar!


A seleção peruana já participou 4 vezes da Copa do Mundo, sua melhor participação foi em 1970 na Copa do México sendo eliminada pelo campeão Brasil. Inclusive, essa geração da década de 70 foi a melhor de sua história, conseguindo até um titulo de Copa América e tendo como seu maior jogador Teófilo Cubillas.


Entretanto, o Peru tem um capítulo negro dentro da Copa do Mundo que foi na Copa de 1978 sediada na Argentina que passava por um momento muito conturbado de sua história, pois os militares estavam no poder. É sempre bom lembrar que tais ditaduras gostavam de usar o futebol como balão de ensaio para que as pessoas não vissem as atrocidades cometidas pelo regime.


Nesta Copa a formula era diferente, não existia mata-mata, e sim duas fases de grupo. A primeira era formado por 4 grupos de 4 times e passavam os 2 melhores de cada grupo. Na segunda fase de grupos tinham 2 grupos de 4 seleções e passavam o melhor de cada grupo para fazer a final. O Brasil fazia uma boa Copa e na ultima rodada da segunda fase de grupos ganhou de 3 a 1 da Polônia e obrigou a Argentina a ganhar de 4 gols de diferença do Peru (sempre lembrando que a seleção peruana era muito boa, tanto que passou pelo seu grupo na primeira fase em PRIMEIRO LUGAR). Pois bem, a Seleção Argentina ganhou de 6 a 0 do Peru. Paira muita suspeita até hoje sobre este jogo, inclusive de acusações de suborno de pelo menos 4 jogadores peruanos pela ditadura militar, como podemos ver no vídeo abaixo.


https://www.youtube.com/watch?v=1HcFvcZqM4w&w=560&h=315


O que podemos ter certeza é que o goleiro Quiroga não estava em um bom dia e engoliu alguns frangos que ele não costumava tomar, mas qual será o motivador desse mau dia?


Castigo do destino ou não o Peru depois disso nunca mais teve uma boa seleção se tornando o saco de pancadas na América do Sul, até a chegada da geração de Guerrero e Farfan, que conseguiu quebrar essa escrita e classificar a sua seleção para Copa de 2018.


Entretanto, essa classificação foi sofrida, pois só veio na repescagem contra a Nova Zelândia, mas antes disso a seleção foi beneficiada por uma punição que a Bolívia sofreu por ter escalado um jogador irregular. Por consequência, o Peru ganhou os pontos dessa partida e conseguiu passar para disputar a repescagem. 


Quando todos achavam que o Peru estava tranquilo (sem trocadilhos kkk) e que ia disputar a copa, veio um duro golpe: seu maior jogador o Paolo Guerrero foi pego no exame antidoping por uma substancia que é encontrada na cocaína. Ele se defendeu dizendo que tomou um chá para resfriado, pois aonde foi servido o chá, anteriormente era servido o tradicional chá peruano ("Chá de Coca") muito usado para diminuir os efeitos da altitude. Assim, houve a contaminação e por consequência o positivo para o doping.




Guerrero preventivamente foi suspenso por um ano, porém com o julgamento foi aceito a tese da defesa e ele teve sua suspensão diminuída para 6 meses, podendo assim jogar a Copa do Mundo. Inclusive, já havia cumprido com a punição e já estava jogando pelo Flamengo, porém acho que os Deuses do futebol gostam de pregar peça e no dia 14 de maio, um mês antes da copa, o Tribunal Arbitral do Esporte (a instancia máxima do futebol) julgou o recurso da outra parte e determinou o aumento da pena de Paolo Guerrero para 14 meses, fazendo com que ele ficasse fora da Copa do Mundo.


Além de perder seu maior artilheiro, o Peru caiu em um grupo complicado, com a França (uma das favoritas para se classificar), a Dinamarca (que é uma seleção média da Europa e que tem como grande jogador Eriksen um dos craques da liga inglesa) e a seleção Australiana que apesar de parecer fraca tem bons jogadores.

Como o Peru sofreu para se classificar em cima da Nova Zelândia, fregues histórico da Austrália, podemos dizer que o Peru muito provavelmente não passará da primeira fase da Copa. Será?

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page