top of page
Gostou? Participe enviando seu artigo, matéria ou resenha para ser publicada aqui no nosso site!
Foto do escritorNatalia Silveira

Resenha Antes Muerta Que Lichita -2015

Atualizado: 2 de ago. de 2018

Produzida por Rosy Ocampo (conhecida no Brasil por sucessos como La Fea Más Bella e Que Pobres Tan Ricos, que será exibida a partir de Julho. Foi protagonizada por Maite Perroni (queridinha do Brasil, conhecida por Rebelde, A Gata, Cuidado Com o Anjo, etc., e Arath de la Torre (Amigas e Rivais). Teve 131 capítulos exibidos por Las Estrellas.


Reprodução: YouTube - Ps: A qualidade não está muito boa, mas é o único link com trailer completo que tem


Antes Muerta que Lichita conta a história de Alicia, uma moça que assim que se formou na faculdade de publicidade começou a trabalhar na empresa Icónika, uma empresa de publicidade e marketing bastante reconhecida no México e em outros países. Junto com ela, Braulio (Diego de Erice), seu melhor amigo de faculdade, entrou na empresa também como designer de propagandas. Alicia vive com seus pais Nacho (Manuel Flaco Ibañez) e Elsa (Sylvia Pasquel), sua irmã Magos (Sherlyn, conhecida no Brasil pelas novelas Cuidado Com o Anjo e Camaleões) e sua sobrinha, Ximena (Ana Paula Martínez). Alicia sempre foi mais mãe de Ximena que sua irmã, que foi mãe aos 15 anos.


Reprodução: Televisa


Apesar de ter grande conhecimento e capacidade, Alicia nunca foi reconhecida em seu ambiente de trabalho como publicitária, muito pelo contrário, sempre sofreu bullying no ambiente de trabalho e sempre foi explorada para fazer trabalhos que nada tinham a ver com sua formação e é considerada para muitos como “a menina invisível dos cafés”. Desde que foi contratada como assistente de Elias (Ricardo Fastlicht) ela busca ser efetivada e para tanto começa a elaborar uma campanha para um dos clientes mais importantes da empresa.

Quando finalmente tenta mostrar o projeto de campanha para seu chefe, vê sua oportunidade ir por água abaixo já que ele acaba enlouquecendo, sendo internado em um hospício. Assim, sem chefe, a empresa acaba despedindo Alicia definitivamente.

Vendo que foi despedida injustamente, Alicia resolve mostrar sua campanha na festa de 30 anos da empresa, em um grande hotel. E mais uma vez o destino brinca com ela. Alicia acaba perdendo seu CD com as informações e cai dentro da piscina do hotel. Como não sabe nadar, ela começa a pedir ajuda e ninguém presta atenção. O único que percebe que algo de errado está acontecendo é Roberto (Arath de la Torre), que consegue entrar na festa sem ser convidado.

Depois de resgatada, Alicia é levada por ele para uma das suítes do local onde ocorre a festa, e acaba contando sobre seu projeto. Roberto vê nesse projeto a oportunidade de entrar dentro da empresa como sendo o dono e criador deste projeto, roubando assim o CD com as informações que estavam na bolsa de Alicia quando ela não vê.

No dia seguinte, ao voltar para empresa para recuperar seu emprego e apresentar seu projeto, Alicia descobre que alguém já está apresentando sua ideia e que ficará sem emprego. Ao ver que é Roberto, o homem com quem conversou e acabou se apaixonando à primeira vista, ela se decepciona e resolve ir embora da empresa.


Reprodução: Televisa

Por outro lado, Roberto é contratado, mas não tem nenhuma experiência como publicitário e para conseguir cumprir a missão de fazer com o projeto siga adiante Roberto contrata Alicia como sua assistente de projeto, como uma forma de a compensar pelo roubo.

Alicia se apaixona perdidamente por Roberto desde do primeiro instante e depois de muito relutar, aceita ser sua assistente. Mas o que ela não esperava é que teria vários obstáculos para ficar com Roberto. Começando pela vida secreta que Roberto tem e faz com que ela sempre tenha um pé atrás com ele. Depois, tem a chegada de Luciana de Teledo e Mondragon, sobrinha de Augusto de Toledo e Mondragón (Eduardo Santamarina), dono de Icónika. Luciana se sente superior a todos e resolve fazer a vida de Alicia um inferno, começando por fazer um plano de Roberto a seduzir e depois humilhá-la na frente de todos, dizendo que tudo era mentira. Já Roberto aceita esse plano por ser tratar da sobrinha do dono da empresa e que pode lhe dar um posto maior na empresa. O que ele não imagina é que em meio a esse plano, ele se apaixona verdadeiramente por Alicia. O que é tarde demais, já que Alicia descobre o plano da pior maneira: ao ser humilhada na frente de todos na empresa durante uma festa.


Reprodução: Televisa


A partir daí Alicia resolve mudar de atitude tanto física como comportamental, ao decidir ficar perto de pessoas que podem ajudá-la a subir de cargo dentro da empresa, as usando da mesma forma que um dia foi usada, passando por cima de qualquer pessoa que esteja no seu caminho. É nessa época que ela conhece Alex (Eddy Vilard, conhecido pelo personagem Téo em Rebelde), filho de Augusto, e começa a se aproximar dele para tirar proveito, mesmo tornando-se amiga dele.

Alex e Alicia tornam-se bons amigos, a ponto de fingirem diante de todos que são namorados e futuramente a serem comprometidos a casamento. Com isso Alicia consegue um cargo melhor dentro da empresa, passando inclusive por cima de Luciana, que a essa altura se compromete com Roberto.


Reprodução: Televisa


Roberto e Luciana se casam, mas Alex e Alicia não. Com isso Alicia perde seu cargo dentro da empresa e é despedida. Decidida a ter seu cargo de volta, Alicia usa de armas para convencer Augusto a contratá-la de novo e.... consegue! Alicia volta renovada, com novo visual, uma nova atitude, impondo sua vontade e falando a todos que não admite mais nenhum tipo de humilhação por qualquer um.

Com sua volta as especulações tornam-se fortes. Muitos defendem a ideia de que Alicia só voltou porque virou amante de Augusto e que seu cargo é momentâneo. As especulações ficam ainda mais fortes quando ela é escolhida para trabalhar na sede nos Estados Unidos como chefe em um campanha. Ao voltar para o México Alicia demonstra a todos que não é a mulher que está com Augusto, demonstrando que ele é amante de Sandra (Chantal Andere) há 10 anos.

Esclarecida essa situação Alicia continua em seu cargo e conhece Santiago (Gabriel Soto) e começa uma relação com ele, mesmo continuando amando Roberto. Ela é pedida em casamento e aceita, mas tempos antes decide terminar essa relação para ficar com Roberto, que promete se separar de Luciana. E mais vez ela sofre uma desilusão com ele.


A partir daí Alicia deixa de querer se importar com os outros e torna-se como todos os que pensam em subir de cargo de forma indigna, passando por cima inclusive de pessoas que estiveram ao seu lado, humilhando a todos que a humilharam anteriormente, esquecendo de suas origens, deixando de lado inclusive de sua família. Todos começam a chama-la de Malicia, a mulher que passa por cima de todos.


Reprodução: Televisa


Antes Muerta que Lichita e a Era Digital


A Televisa na época em que apresentou a novela para os meios de comunicação disse que ela teria uma “pegada” diferente das novelas já exibidas pela emissora. Durante a apresentação do elenco e da história, diretores e produtores mostraram que a novela trairia uma multiplataforma, impulsionando e incrementando o mundo digital com a novela, com 16 diferentes conteúdos expostos no site da novela. Com isso, a emissora buscou atingir seu público atual que gosta de ver novelas, além do público digital, brincando com o imaginário das pessoas.

É o que aconteceu com a webnovela exibida no site de Antes Muerta Que Lichita, que ao mesmo tempo que estava disponível no site, a cada semana com um capitulo novo, também era mostrada na própria novela ao mostrar os personagens vendo a novela e comentando.

Além disso, o site contava com blogs dos personagens de Alicia, Ximena, Elsa, Gumaro, etc., constando sobre determinando assunto, fazendo alguma atividade, convidando o público a interagir com eles.


Reprodução: Televisa


Lichita ainda teve seu próprio jogo, disponível nas plataformas de downloads para celular, e que também “brincou” com o imaginário do público, mostrando os personagens jogando esse jogo, instigando o público a descobrir o “Godinez World”, revelando de tempos em tempos novas fases.


Reprodução: Televisa



Antes Muerta que Lichita foi uma novela divertida, com o toque de humor típico das novelas de Rosy Ocampo. Maite Perroni, em sua sexta protagonista, fez de Lichita uma grande personagem, deixando a vaidade de lado para dar vida à personagem em sua primeira fase, utilizando-se do bom humor para as cenas, já que a novela tem enfoque de humor, falando de assuntos importantes como bullying no ambiente de trabalho, discriminação, relações familiares,etc. Para ela, Lichita foi um grande desafio, e apesar das várias críticas que teve, soube levar a novela bem junto a todo o elenco.


Reprodução: YouTube - Tema de Alicia e Roberto - Tú, mi salvación, cantado por Miguel Bosé


Falando em críticas, a novela desde o início foi comparada à novela La Fea Más Bella, por se tratar de uma personagem “feia” que se apaixona pelo seu chefe, mas ao longo da história foi demonstrado que o enfoque da novela era totalmente diferente. Rosy Ocampo defendeu a ideia de que se tratava de uma ideia original, não tendo sido um remake.

A novela ainda causou polêmica com seu tema de abertura. Durante os primeiros meses de exibição estava certo que Maite iria cantar o tema e abertura “Si Alguna Vez”, mas depois de muitas especulações quem cantou o tema foi Thalia, a eterna Maria do Bairro. Os fãs de Maite criticaram Thalia nas redes sociais, mas Maite usou sua conta no Instagram para elogiar a música e sua intérprete.


Reprodução: Instagram de Maite Perroni


Abertura Antes Muerta Que Lichita - Reprodução: Televisa


A novela inteira é contada através da personagem de Maite, aparecendo em algumas cenas, fazendo comentários, o que foi interessante e diferente de outras novelas.

Logo que estreou, a crítica e os fãs de Maite acharam que ela não combinava para fazer par com Arath de la Torre, justificando que ele parecia bem mais velho que ela e que não combinava, mas ao longo dos capítulos muita gente começou a “shippar” o casal Roberto e Alicia (Sou uma delas, rsrsrrs, mesmo não criticando antes). Contudo, eu fiquei em dúvida quando o personagem de Santiago entrou na história, porque eu gostava do casal principal, mas Santy ganhou minha torcida também.

Além do mais o resto do elenco foi acertado e as histórias paralelas deram mais dinamismo para a novela de Rosy. Fora que a trilha da novela foi uma delícia.

Para Arath de la Torre o personagem Roberto também foi um grande desafio já que estava afastado das telinhas desde o sucesso de Uma Família Com Suerte, com viveu o irreverente Pancho López, também protagonista ( aliás, esse personagem fez tanto sucesso que vai voltar agora na segunda temporada de Mi Marido Tiene Família . Roberto fugiu do paradigma do protagonista correto, quem nunca cometeu erros, sendo era manipulador, sabia envolver as pessoas com sua lábia, sempre buscando um proposito: defender o que mais ama na vida.


605 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page