top of page
Gostou? Participe enviando seu artigo, matéria ou resenha para ser publicada aqui no nosso site!
Foto do escritorBruno Bemvindo Vieira

Uruguai – A Celeste Olímpica

Atualizado: 7 de jul. de 2018



A seleção do Uruguai é umas das mais tradicionais no mundo do futebol, apesar de não ganhar um mundial há anos ela tem importante protagonismo nos primeiros mundiais e ainda quando não existia a Copa.


A primeira Copa do mundo foi realizada em 1930, porém antes dessa competição o que era usado como referência para dizer qual seleção era a melhor, eram as olimpíadas. Em 1924 e 1928  o Uruguai surpreendeu os Europeus sendo bicampeão olímpico e ganhando o apelido de "Celeste Olímpica".



Com essas conquistas, o Uruguai conseguiu muito prestigio no mundo do futebol e assim, ganhou a honra de sediar a primeira Copa do Mundo. Com a força da torcida e aliada a um ótimo time conquistou o titulo sendo o primeiro campeão do mundo! Inclusive, o Uruguai poderia ter ganho mais títulos nessa década, não tivesse junto com os países Latino Americanos (menos o Brasil) boicotado as Copas de 1934 e 1938, pelo motivo de alguns países europeus se negarem a jogar a Copa de 1930. É isso mesmo que vocês ouviram. Alguns times europeus (como Itália, Espanha e Alemanha) não quiserem jogar a primeira copa no Uruguai, então de birra, os sul americanos (menos o traíra Brasil) também não quiseram ir quando a copa foi lá na Europa!


Com a Segunda Guerra Mundial não houve Copa do mundo na década de 40, porém em 1950 o campeonato foi realizado em terras brasileiras e nossa seleção era favorita. Na final contra os Uruguaios o Brasil perdeu de virada, calando um Maracanã com 200 mil pessoas (um recorde histórico) e sendo o maior vexame da seleção brasileira até 2014...



Após esse título, a seleção Uruguaia ainda foi semifinalista em 1954 e 1970 (perdendo para o Brasil!!!). Apesar disso, a Celeste Olímpica nos anos posteriores entrou em franco declínio ficando fora das Copas de 1978, 1982, 1994 e 1998 e quando participou foi muito mal.


A volta por cima dos uruguaios foi na Copa de 2010. Eles fizeram excelente campanha chegando as semifinais e sendo eliminados pela Holanda, mas ainda conquistaram a terceira posição derrotando a Alemanha na disputa.



Essa geração de 2010 ainda foi a base para seleção de 2018 com excelentes atletas como Cavani, Luis Suárez e Godin. Porém um pouco envelhecida e sem renovação de jogadores de peso o Uruguai acabou ficando nas quartas de finais ao enfrentar mais um período de declínio no futebol. Ele ainda conseguiu em 2018 se classificar para a fase de mata-mata da copa, pois pegou um grupo relativamente fraco em que ganhou todos os jogos, com Egito (seleção essa com uma únic a estrela - Salah), a seleção da Russia (que só esteve mesmo na Copa porque sediou a competição) e a fraquíssima seleção da Arábia Saudita. Então, como prevemos anteriormente, o Uruguai passou em primeiro lugar do grupo, mas não teve fôlego para passar pela França no mata -mata.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page